sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Crítica: Macklemore, The Heist



A crítica de hoje vai para o álbum "The Heist" do Macklemore.
Macklemore é um dos fenômenos da música dessa década. Todos os singles lançados desse álbum alcançaram ótimas posições nos charts da Billboard. The Heist foi lançado em 2012, porém, só em  2013 conseguiu a glória merecida.
Bem, vamos as faixas.

1- Ten thousand hours
A faixa tem a produção de Ryan Lewis (assim como todas as outras faixas do álbum) e o é uma abertura muito boa, com um coral de crianças que é uma marca de canções com uma mensagem (vide Toy Soldiers do Eminem) e um "Welcome to the Heist" dando literalmente boas vindas ao álbum.

2- Can't Hold us
A faixa ganhou o coração dos norte americanos graças ao grudento refrão cantado por Ray Dalton, o single vendeu mais de 3 milhões de cópias e ficou nem primeiro na billboard. É uma excelente canção mostrando todo poder de Macklemore nas rimas.




3- Thrif Shop, o single que deu o merecido sucesso ao rapper é com certeza a melhor canção do The Heist. Com uma letra muito divertida, uma batida diferente de qualquer rap atual, e um clipe hipnotizante de tão legal. Vale muito a pena ser escutada. É viciante!

4- Thin line é a próxima música. Bem calma, com rimas pesadas e os vocais de Buffalo Madonna é muito fraca comparada ao resto do álbum. A letra fala sobre quebrar corações e paixonites... Muito diferente de outras canções mais "adultas" do álbum. Além de que os vocais de Buffalo são muito cansativos...

5- Same Love é a galinha de ovos de ouro do álbum, com uma letra e um clipe polêmico, a canção conquistou muitos prêmios a Macklemore e a Mary Lambert que faz parte da canção.

Os vocais de Mary são fantástico e trazem uma melancolia e o choque com a realidade algo fascinante. Macklemore se tornou com essa canção uma inovação no mundo do Hip Hop tratando da homossexualidade dessa forma, pois nesse meio, o preconceito é algo comum nas canções.



6- Make the Money é a agressiva canção número 6. As rimas do rapper estão muito boas, porém, o instrumental deixa muito a desejar. Muito cansativa e chega a dor de cabeça, super evitável.

7- Neon Cathedral é uma canção com uma letra muito forte e com a parceria de Allen Stone e é deliciosamente depressiva! A letra fala sobre solidão, sentimento de culpa e tristeza. É muito boa e mostra a maturidade de Macklemore. Vale a pena ser ouvida e reouvida!

8- BomBom
Essa faixa é um instrumental que surgiu da parceria do produtor Ryan Lewis e The Teaching. Me lembrou muito a série britânica Skins. Tirando isso, é bem dispensável.

9- White Walls
É uma faixa muito divertida, com um clipe muito a cara do rapper. Bizarro! A música fala sobre se divertir e como não se acostumar com tudo na vida. Por mais que os vocais do rapper estejam totalmente robotizados a canção é muito divertida e tem um instrumental fantástico! Assistam o clipe!

10- Jimmy Iovine
A faixa leva o nome do famoso produtor musical.
A letra é bem forte, assim como as rimas. Porém, a faixa não tem nada de especial, fraca.

11- Wing$
A música está cheia de metáforas sobre morte, sucesso, se encaixar em um grupo. Novamente tem um coral de crianças e um clipe depressivo. Um pouco repetitivo, porém, a canção não é ruim.

12- A Wake

Canção com participação de Evan Roman, tem um instrumental muito muito mais muito cansativo. Totalmente dispensável. Uma das canções mais fracas do álbum. O que salva um pouco é a voz de Eva, que deixa o ouvinte "respirar" depois de rimas que seguem um mesmo e CANSATIVO ritmo.

13- Gold

Mais uma canção repetitiva que segue a mesma vibe cansativa de A wake e Make the Money. A música melhora quando chega o refrão com várias vozes diferentes, mas nada que torne a canção excelente.

14- Starting Over

Uma música simples, com rimas fortes e instrumental bom. É muito boa, e mostra a maturidade do cantor na letra.

15- Cowboy Boots

Você se assusta com o começo do instrumental dessa canção. É algo totalmente country. Mais uma canção cheia de metáforas. O clima country continua no refrão. É uma das canções que você ama, ou detesta. No meu caso... A segunda opção.

16- Castle

Umas das faixas bônus do CD, a faixa é bem diferente das últimas músicas e tem uma vibe divertida e com uma mensagem por trás ao mesmo tempo, mais ou menos como Thrif Shop. É excelente. Deveria ser com certeza single.


17- My oh My

Canção muito boa, conta com um clipe simples e  muito bacana, e as rimas mostrando o que Macklemore tem de melhor. A letra conta uma história muito interessante. Vale ser conferida.

18- Victory lap

A última música do The Heist é muito interessante. Instrumental puxando um pouco de Jazz, alternando entre uma melodia suave e algo mais potente. É uma boa canção, mas nada de muito especial. Além, do refrão, o resto da canção é difícil de aguentar ouvir mais de uma vez.







Obrigado pessoal!


NOTA - 7,2







quinta-feira, 28 de novembro de 2013

TOP 5 - Sons do Hip Hop que vocês precisam ouvir!

Bem vamos ao primeiro top 5 do blog, eu realmente amo listas, top 10, top 5, melhores alguma coisa, piores alguma coisa, enfim.
Hip Hop é um gênero musical muito importante na industria da música nos dias de hoje e tem seu mercado fiel. Eu gosto do som, e realmente me identifico muito com alguns artistas.
Então, resolvi eleger o TOP 5 de sons do Hip Hop que na minha opinião vocês deveriam conhecer (se já não conhecem)



1- 50 Cent

Quem nasceu nos anos 90 como eu e acompanhou o cenário musical do começo dos anos 2000 até 2008 provavelmente conhece esse rapper. Curtis James Jackson, o 50 Cent, teve um impacto enorme na mídia musical desse período. Sua voz marcante e sua história chocante tornaram 50 o rei do Hip Hop da década de 2000. Em 2009 50 cent revelou seu interesse por uma mudança de estilo para algo mais eletrônico, inspirado nas discotecas da Europa, o conhecido Eurodance.

Músicas que devem ser conferidas - 21 Questions, Candy shop, In Da Club e Just A Little Bit.








2- D12


D12, ou Dirty Dozen é um grupo de Rap e Hip Hop formado por Rappers de Detroit. O grupo é formado por Eminem, Kon Artis, Swift, Kuniva. Em 2006 um dos membros, Proof foi assassinado quando estava saindo de uma boate em Detroit. Uma das tatuagens de Eminem, leva o nome do ex companheiro de grupo. D12 mistura as vozes dos rappers criando um tipo de canção que dificilmente encontramos em outro lugar. O último álbum de estúdio do D12 foi em 2004, porém, em 2008 lançaram uma mixtape intitulada "The Return of the Dozen"


Músicas que devem ser conferidas - How Come, Devil Dead, e My Band


3- Kevin Federline


O eterno ex marido de Britney Spears lançou seu primeiro e único álbum de estúdio em 2006 chamado "Playing with Fire". As músicas são muito bem produzidas, porém, o álbum foi um desastre. Nem a música em parceria com a princesa do Pop, (Crazy) salvou o álbum de vender apenas 16 mil cópias.




Músicas que devem ser conferidas - Crazy, Lose Control








4 - LL Cool J
O primeiro álbum do cantor chamado "Radio" foi considerado um dos 500 melhores álbuns de todos os tempos pela revista Rolling Stones. LL tem 12 albuns de estúdio em uma parceria com a Def Jam, gravadora respeitável do meio por mais de 22 anos. Ator, compositor e rapper, Cool J foi responsável por Hits que marcaram o Hip Hop. Hoje com 45 anos, é um personagem fixo na série NCIS: Los Angeles. O último álbum de estúdio foi  "Exit 13" lançado em  2008.

Músicas que devem ser conferidas - Mama Said to Knock you down, I'm bad e I need Love.


5 - Die Antwoord


Para terminar o TOP 5 de hoje, Die Antwoord! O som desse grupo da Africa do Sul é muito diferente de todos os outros integrantes desse TOP. O Rap-Wave é acompanhado de clipes bizarros e polêmicos. Os vocalistas do grupo são Ninja e Yo-Landi Vi$$er. E o grupo conta com 2 DJs, Hi-Tek e Vuilgeboost. Até o momento o grupo lançou 3 albuns de estúdio, sendo o último de 2012 e mais 2 EPs. O que torna esse grupo maravilhoso é realmente a originalidade e o bizarro que marca suas produções.

Músicas que devem ser conferidas - Evil Boy, I Fink U Freeky e Fatty Boom Boom.






É isso minha gente! :)

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Crítica - Celine Dion, "Loved Me Back to Life"


A Cantora Canadense Celine Dion, dona do imortal hino "My Heart will go on" lançou seu décimo primeiro álbum de estúdio no dia 1º de novembro de 2013.
E é o primeiro álbum em inglês depois de "Taking Chances" de 2007.
Pois bem, vamos as músicas:

O álbum se inicia muito bem com o single título álbum "Loved me back to life".
Excelente canção, mostra todo potencial vocal de Celine de uma maneira contemporânea que chama a atenção até de quem não conhecia o trabalho da cantora.
A próxima canção é "Somebody loves Somebody". Tenho que admtir que é uma música que não é fácil de se gostar na primeira vez que se escuta. A voz de Celine está novamente atual e nada piegas. Vale a pena ser conferida.
"Incredible" que foi confirmada como segundo single é um inusitado dueto com Ne-Yo. Por mais estranho que possa parecer, a música é fantástica! Os vocais de ambos estão muito bons, e a música é fácil de gostar.


A canção seguinte é "Water and a  flame" é uma composição linda, com uma letra tocante. É a mais fraca das mencionadas até agora. Porém, não perde o encanto e nem a vontade de se escutar o CD.
"Breakaway" é a canção número 5. Muito cansativa, é uma daquelas músicas que você espera até o refrão para ver se vale a pena escutar até o fim, e descobre que não muda muito. Os vocais estão muito bons, porém, vindo de Celine Dion, poderiam ser melhores.
"Save your Soul" é uma música tranquila, com vocais fantásticos de Celine. Não é uma música dançante e nem romântica demais. É bem diferente de tudo que vimos até agora no álbum. Os backs estão muito bons na canção também.
"Thank you" é uma daquelas canções que você tem que estar com muita paciência para escutar até o final. Ritmo cansativo e chato. Dispensável.
A próxima
musica "Overjoyed" um dueto com Stevie Wonder parece realmente uma música com Stevie Wonder! Então se você não gosta da voz do cantor (assim como eu) não sugiro essa música.









"Thankful" é a próxima. Muito cansativa, sem nada de especial nos vocais, e muito menos nos instrumentais. Superestimada.
A próxima canção não é a pior do CD, porém, possui uma letra tão fraca e tão longe do público de Celine, que chega a cansar. "At Seventeen" é dispensável.
"Always be your girl" é mais uma música cansativa do álbum. Nada de especial, voz + piano. Se você estiver no clima para romance e calmaria, essa é a pedida.
O álbum termina com a deliciosa "Unfinished Songs"'. Ótima maneira de terminar o CD depois de algumas músicas cansativas. Produção de  Diane Warren (Britney Spears, Beyoncé, Cher, Mariah Carey, Rihanna e Whitney Houston) torna agradável o ouvir dessa canção. Claro, a música não mostra o melhor do vocal de Celine, porém, é muito boa e Celine mostra novamente sua contemporaneidade.


NOTA - 8,0