sexta-feira, 29 de novembro de 2013

Crítica: Macklemore, The Heist



A crítica de hoje vai para o álbum "The Heist" do Macklemore.
Macklemore é um dos fenômenos da música dessa década. Todos os singles lançados desse álbum alcançaram ótimas posições nos charts da Billboard. The Heist foi lançado em 2012, porém, só em  2013 conseguiu a glória merecida.
Bem, vamos as faixas.

1- Ten thousand hours
A faixa tem a produção de Ryan Lewis (assim como todas as outras faixas do álbum) e o é uma abertura muito boa, com um coral de crianças que é uma marca de canções com uma mensagem (vide Toy Soldiers do Eminem) e um "Welcome to the Heist" dando literalmente boas vindas ao álbum.

2- Can't Hold us
A faixa ganhou o coração dos norte americanos graças ao grudento refrão cantado por Ray Dalton, o single vendeu mais de 3 milhões de cópias e ficou nem primeiro na billboard. É uma excelente canção mostrando todo poder de Macklemore nas rimas.




3- Thrif Shop, o single que deu o merecido sucesso ao rapper é com certeza a melhor canção do The Heist. Com uma letra muito divertida, uma batida diferente de qualquer rap atual, e um clipe hipnotizante de tão legal. Vale muito a pena ser escutada. É viciante!

4- Thin line é a próxima música. Bem calma, com rimas pesadas e os vocais de Buffalo Madonna é muito fraca comparada ao resto do álbum. A letra fala sobre quebrar corações e paixonites... Muito diferente de outras canções mais "adultas" do álbum. Além de que os vocais de Buffalo são muito cansativos...

5- Same Love é a galinha de ovos de ouro do álbum, com uma letra e um clipe polêmico, a canção conquistou muitos prêmios a Macklemore e a Mary Lambert que faz parte da canção.

Os vocais de Mary são fantástico e trazem uma melancolia e o choque com a realidade algo fascinante. Macklemore se tornou com essa canção uma inovação no mundo do Hip Hop tratando da homossexualidade dessa forma, pois nesse meio, o preconceito é algo comum nas canções.



6- Make the Money é a agressiva canção número 6. As rimas do rapper estão muito boas, porém, o instrumental deixa muito a desejar. Muito cansativa e chega a dor de cabeça, super evitável.

7- Neon Cathedral é uma canção com uma letra muito forte e com a parceria de Allen Stone e é deliciosamente depressiva! A letra fala sobre solidão, sentimento de culpa e tristeza. É muito boa e mostra a maturidade de Macklemore. Vale a pena ser ouvida e reouvida!

8- BomBom
Essa faixa é um instrumental que surgiu da parceria do produtor Ryan Lewis e The Teaching. Me lembrou muito a série britânica Skins. Tirando isso, é bem dispensável.

9- White Walls
É uma faixa muito divertida, com um clipe muito a cara do rapper. Bizarro! A música fala sobre se divertir e como não se acostumar com tudo na vida. Por mais que os vocais do rapper estejam totalmente robotizados a canção é muito divertida e tem um instrumental fantástico! Assistam o clipe!

10- Jimmy Iovine
A faixa leva o nome do famoso produtor musical.
A letra é bem forte, assim como as rimas. Porém, a faixa não tem nada de especial, fraca.

11- Wing$
A música está cheia de metáforas sobre morte, sucesso, se encaixar em um grupo. Novamente tem um coral de crianças e um clipe depressivo. Um pouco repetitivo, porém, a canção não é ruim.

12- A Wake

Canção com participação de Evan Roman, tem um instrumental muito muito mais muito cansativo. Totalmente dispensável. Uma das canções mais fracas do álbum. O que salva um pouco é a voz de Eva, que deixa o ouvinte "respirar" depois de rimas que seguem um mesmo e CANSATIVO ritmo.

13- Gold

Mais uma canção repetitiva que segue a mesma vibe cansativa de A wake e Make the Money. A música melhora quando chega o refrão com várias vozes diferentes, mas nada que torne a canção excelente.

14- Starting Over

Uma música simples, com rimas fortes e instrumental bom. É muito boa, e mostra a maturidade do cantor na letra.

15- Cowboy Boots

Você se assusta com o começo do instrumental dessa canção. É algo totalmente country. Mais uma canção cheia de metáforas. O clima country continua no refrão. É uma das canções que você ama, ou detesta. No meu caso... A segunda opção.

16- Castle

Umas das faixas bônus do CD, a faixa é bem diferente das últimas músicas e tem uma vibe divertida e com uma mensagem por trás ao mesmo tempo, mais ou menos como Thrif Shop. É excelente. Deveria ser com certeza single.


17- My oh My

Canção muito boa, conta com um clipe simples e  muito bacana, e as rimas mostrando o que Macklemore tem de melhor. A letra conta uma história muito interessante. Vale ser conferida.

18- Victory lap

A última música do The Heist é muito interessante. Instrumental puxando um pouco de Jazz, alternando entre uma melodia suave e algo mais potente. É uma boa canção, mas nada de muito especial. Além, do refrão, o resto da canção é difícil de aguentar ouvir mais de uma vez.







Obrigado pessoal!


NOTA - 7,2







Um comentário:

  1. Até ver o teu post, eu só tinha escutado mesmo Trift Shop.
    Can't hold us toca na rádio o tempo todo e eu nem sabia que era dele hahah
    Eeeenfim.... só conheço as duas e gosto.
    Fiquei curiosa a respeito da Same Love, fui lá assistir, fiquei choros, óbvio né.... muito lindo o clipe. <3
    Gosto do artista, mas não é o tipo que eu vá escavar mais pra ver se gosto, vou escutando o que toca ;)

    ResponderExcluir